© 2012 : Privacy Policy

© 2012 : Privacy Policy

A experiência da SATIS é o alicerce para trabalhar com um novo segmento na área de energias renováveis, largamente difundido na Europa e em início no Brasil e, portanto, um desafio à empresa por depender de novas políticas públicas.

 

Esse novo negócio corresponde à mini e microgeração de energia, capaz de revolucionar o mercado energético e melhorar a situação econômica nacional, tendo em vista a possibilidade de uma edificação gerar sua própria energia por meio de fontes renováveis (eólica, solar, biomassa e hídrica) associada à utilização de produtos que aumentem a eficiência energética.

 

Avaliando o cenário da matriz energética brasileira e o contexto dos impactos ambientais negativos causados pela construção de grandes obras, existe muito trabalho pela frente e a necessidade de achar as melhores soluções para atender o que manda os 3 R’s - reutilizar, reciclar  e reduzir resíduos  a partir  da geração de energia no próprio local de consumo dos produtos. Estas soluções evitam  diversos gastos, como o transporte e logística, destinação, acondicionamento e construção de grandes sistemas de tratamento, que normalmente não dão conta de todo o resíduo que é gerado.

 

Além do aproveitamento dos resíduos gerados a partir do nosso consumo e que podem ser convertidos em energia, a natureza se encarrega de suprir o restante de energia, pelo sol, vento e água - fontes que existirão em qualquer local, em maior ou menor quantidade. Onde uma fonte oferecer menor potencial, o local será suprido por outra.

 

Fica difícil desassociar SUSTENTABILIDADE de INTEGRAÇÃO, elas devem estar juntas em qualquer situação, para comunicar, para obter novas idéias, desenvolver tecnologias e projetar sistemas.

 

Partimos do princípio de que é necessário integrar todas as formas de geração de energia para obter o máximo na autossuficiência energética de uma edificação, entendendo que aquele que consome pode utilizar de toda a tecnologia disponível no mercado para gerar sua própria energia por meio dos resíduos que ele mesmo gera (esgoto e lixo) unindo à outras fontes limpas como solar e eólica. Para que isso ocorra de forma eficaz e eficiente, é necessário que haja uma comunicação muito bem estruturada, desde a produção do equipamento, passando pelo consumo, destinação até o reuso.

 

Criamos soluções e desenvolvemos tecnologias que possibilitam, gradualmente, a diminuição dos grandes impactos negativos causados ao meio ambiente, devido a destinação e lançamentos inadequados de resíduos nos recursos naturais, como por exemplo:

 

• poluição dos recursos hídricos devido ao lançamento de esgotos e resíduos sólidos

 

• contaminação do solo e de aqüíferos devido ao acondicionamento inadequado de lixo

 

• altos gastos por parte do governo para a construção de aterros sanitários para onde são destinados os resíduos sólidos e também para a construção de Sistemas de Esgotamento Sanitário, que cada vez mais são compostos por equipamentos muito caros devido à alta tecnologia necessária para tratar efluentes que contém componentes químicos difíceis de tratar, como nitrito, nitrato e fósforo, provenientes de indústrias e do uso doméstico, onde se utilizam produtos como sabão em pó, detergentes, óleo de cozinha que são descartados na rede

 

• desperdício de energia, utilizando-se lâmpadas incandescentes e chuveiros elétricos, entre outros hábitos que fazem parte do nosso dia a dia. Para uma melhor eficiência energética, esses produtos podem ser substituídos por lâmpadas LED e por aquecimento solar (coletor solar para energia térmica)

 

• Desperdício de água potável, que poderia ser usada apenas para os fins mais nobres, alimentação e banho. Após utilizada, pode retornar ao sistema para a descarga do vaso sanitário, em pouca quantidade para limpezas gerais e dependendo das características do sistema hidráulico,  propiciar a geração de energia em determinadas condições 

 

Essa situação é uma das maiores problemáticas da atualidade e lança um grande desafio, já que muitos desejam continuar a viver num ambiente sustentável e ter qualidade de vida, sem abrir mão de seu conforto e do que consome.

 

Apenas um fator é inevitável: o crescimento da população e em muitos lugares, de forma totalmente desordenada. De acordo com o censo de 2010 do IBGE, o crescimento da população entre 2000 e 2010 foi de 12,33%, que representa o aumento em torno de 21 milhões de pessoas.

 

Reiventar a engenharia só é possível se houver a cadeia de valor (Porter, 1985), onde deve ser incluída a difusão do conhecimento necessário à população para que se conscientize da necessidade de reciclar o seu próprio resíduo na fonte.

 

Fazemos esta comunicação por meio do compartilhamento de notícias do setor, artigos, projetos, estudos, novas tecnologias, pesquisas científicas e de empreendimentos nacionais e internacionais que são modelo de sustentabilidade.

 

A Satis promove suas ações sustentada pelo tripé da sustentabilidade  empresarial que promove a melhor forma de desenvolvimento pela união de três fatores: crescimento econômico, responsabilidade social e responsabilidade ambiental.

 

 

A América Latina possui condições ambientais e geográficas muito favoráveis para a geração de energia limpa e o maior potencial está no Brasil, onde há uma grande carência na qualificação de profissionais do setor.

 

A SATIS Energias Renováveis trabalha em todo o âmbito nacional com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas nacionais frente ao cenário energético mundial.

 

Conectada com o mundo, a SATIS busca continuamente tecnologias de ponta e também contribuir para a criação de novos modelos de expansão da matriz energética brasileira, fazendo o intercâmbio de conhecimentos com profissionais de países como a China, a Alemanha, a Itália e a Índia, que detêm a maior quantidade da produção de equipamentos de energia solar, eólica e de biomassa no mundo.

 

 

Produza a sua própria energia

Rio de Janeiro • Brasil

55 21 3492-7282

MERCADO E NEGÓCIOS